a A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Manifesto UNITED CREATORS

Faz parte da filosofia da UNITED CREATORS a orientação em princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento adotado pela ONU que compreende os direitos humanos básicos, e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os princípios inspiram a busca de um futuro de dignidade para todos, por meio da valorização do direito à vida, à liberdade de expressão e à segurança. E são a base para a justiça, a liberdade e a paz.

Ao reafirmar a importância dos direitos humanos, a UNITED CREATORS manifesta e propõe solidariedade, interconexão e humanidade compartilhadas entre todos.

Nossos Stakeholders são iguais tanto em direitos e como em liberdades.

São nossos Stakeholders todos os que possuem relação trabalhista e comercial com as empresas que fazem parte da UNITED CREATORS.  

As práticas de igualdade devem comprometer todos no combate a qualquer tipo de discriminação e assédio, sem distinção, seja em relação a idade, limitações físicas e intelectuais, orientação sexual, gênero, estado de saúde, estado civil, gravidez e maternidade ou paternidade solo, opinião política, raça e etnia, religião e crença, antecedentes socioeconômicos, posição hierárquica, convicções, atividades e associações, origem nacional ou estrangeira, região determinada ou, ainda, origem social, ou qualquer que seja a situação. A liberdade de pensamento, de consciência e de religião é direito inalienável para a UNITED CREATORS.

A UNITED CREATORS reafirma o compromisso de:

  • Compreender, valorizar e dar acesso à participação justa e plena de todos em suas atividades;

  • Garantir que não ocorra discriminação e assédio em qualquer processo interno: recrutamento, seleção, gestão de desempenho e outros;

  • Garantir ações que promovam a igualdade;

  • Tratar todos os profissionais com quem se relaciona com equidade, dignidade e respeito;

  • Remover desequilíbrios causados pela desigualdade e discriminação.

Nenhum direito dessa natureza será excluído dos Stakeholders, que se obrigam a exercê-lo pacificamente, sempre respeitando os direitos humanos de qualquer outra pessoa.

A UNITED CREATORS respeita a vida pessoal de seus colaboradores, sua honra e sua reputação.

Essa é a síntese da nossa manifestação, com sinceros votos em favor de um futuro acolhedor, igualitário, inclusivo e justo para todas as pessoas, em todos os lugares.

O ambiente da UNITED CREATORS

A UNITED CREATORS considera, em todas as suas decisões, o pleno respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, aos princípios e direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e nos pilares estratégicos e de boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG – Environmental, Social and Corporate Governance).

A UNITED CREATORS observa as práticas de igualdade entre Stakeholders sem qualquer distinção.

Igualdade, para a UNITED CREATORS, é tratar as pessoas de forma justa, imparcial e sem preconceitos. É criar condições no local de trabalho e na sociedade em geral que incentivem e valorizem a diversidade e promovam a dignidade e a inclusão.

A UNITED CREATORS promove a correção de desequilíbrios e responde de forma culturalmente sensível, com abordagem
diferenciada, quando for necessário e apropriado, por meio de seu Comitê de Ética e Compliance, do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e do Comitê Societário.

Não existe nenhuma tolerância em relação a práticas de intimidação ou com qualquer atitude antiética, sejam condutas caracterizadas como assédio (moral, moral discriminatório e sexual), sejam atos de corrupção (suborno), chantagem emocional, difamação, violência verbal ou não verbal.

Qualquer profissional que se sentir vítima ou que presenciar atitudes e condutas de assédio, em qualquer de suas modalidades, deve informar imediatamente ao seu Gestor ou ao Departamento de Administração de Pessoal, de maneira direta ou por meio de nosso Canal de Denúncias.

Sobre o Canal de Denúncias: o SafeSpace é um instrumento autônomo, que mantém a neutralidade das denúncias e dos relatos feitos na plataforma, e a UNITED CREATORS sempre irá receber tudo de modo sigiloso e confidencial. Por fim, a UNITED CREATORS endossa e promove ferramentas de inclusão em seu ambiente de trabalho, tais como:

  • Comitê de Ética e Compliance – Composto por 3 membros responsáveis pelo desenvolvimento de mecanismos que reduzam e previnam riscos e pela detecção e apuração dos incidentes de não conformidade ética.

  • Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão – Conta com a participação de colaboradores de diversas áreas e contribui na criação de uma cultura inclusiva, diversa e que tenha equidade no ambiente da UNITED CREATORS.

  • Comitê de Sócios – Responsável por orientar, supervisionar e manter parâmetros nas tomadas de decisões e no direcionamento estratégico dos negócios de acordo com os interesses dos Stakeholders.

  • Recrutamento Neutro – O processo seletivo adotado pela UNITED CREATORS não utiliza nenhum viés de gênero, raça, idade, classe social, etc. A UNITED CREATORS procura os melhores profissionais do mercado, independentemente de suas características físicas.

  • Respeito no Dia a Dia – Os colaboradores são avaliados única e exclusivamente por seus resultados e suas habilidades.

  • Cultura Organizacional – O clima organizacional da UNITED CREATORS não admite nenhum tipo de comportamento que possa causar desrespeito ao próximo e incentiva reiteradamente o poder da escuta entre os colaboradores.

  • Liderança Engajada – As lideranças da UNITED CREATORS estão comprometidas em criar e manter um ambiente de trabalho diverso e respeitoso, em que todos possam ser quem são, sem nenhum tipo de medo ou receio.

b Assédio: moral, sexual e moral discriminatório

Assédio Moral

A UNITED CREATORS não tolera nenhum tipo de agressão (física ou moral), seja ela pontual ou recorrente. O assédio moral pode ocorrer por meio de palavras (verbais ou escritas), gestos, comportamentos ou atos que busquem humilhar, constranger, discriminar, desqualificar ou excluir uma pessoa ou grupo de pessoas.

Apesar da legislação brasileira caracterizar como assédio moral apenas as ações recorrentes, a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho, documento que trata sobre a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, ampliou a definição de assédio moral, incluindo o conceito de ato único (agressões pontuais).

Assédio moral segundo a legislação brasileira:

Assédio moral é toda ação ou omissão que agride a dignidade ou integridade física e mental de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Trata-se de uma tortura psicológica, reiterada e prolongada, que compromete a atividade profissional de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Caracteriza-se pelo abuso de conduta, intenção, habitualidade e dano físico-psíquico.

Agressões pontuais:

Agressões pontuais são atos de violência psicológica que se manifestam por condutas abusivas, hostis e autoritárias, perpetradas por meio de atitudes, palavras e comportamentos ameaçadores, mas que ocorrem pontualmente. São reconhecidas apenas pela OIT.

Reiteramos que nenhum tipo de assédio moral/agressão é tolerado pela UNITED CREATORS.

O que fazer quando você se vir em uma situação como essas? 

A UNITED CREATORS enfatiza que qualquer assédio deve ser prontamente reportado em nosso Canal de Denúncias, onde as declarações são acolhidas e tratadas de forma igual. Para uma apuração transparente, é muito importante
detalhar a circunstância, as pessoas envolvidas e todas as informações possíveis.

As denúncias podem ser enviadas para nosso Canal de Denúncias – SafeSpace – clicando neste link de acesso.

Assédio sexual

A UNITED CREATORS sempre preza pela dignidade de cada um de seus Stakeholders e não tolera nenhum comportamento que consista em manifestação de caráter sexual não aceitável e não requerido que cause algum tipo de constrangimento, humilhação ou medo.

Assédio sexual caracteriza-se pela vantagem ou favorecimento sexual em troca de manutenção de emprego, trabalho, promoção, méritos salariais, permanência na empresa ou outra situação de chantagem, com previsão no Artigo 216-A do Código Penal.

É possível também ocorrer assédio sexual por meio de provocações de natureza sexual com o objetivo de prejudicar o desempenho profissional (intimidação).

Em ambas as situações acima, o assediador pode ou não ocupar posição hierárquica superior à da vítima. O elemento hierarquia não é fator essencial para caracterizar o assédio.

Para configurar o assédio sexual não é necessário o contato físico, podendo este ocorrer por palavras (orais ou escritas), comentários, gestos, comportamentos, entre outros.

A tipificação do assédio sexual exige ainda o não consentimento e/ou resistência da vítima – ou seja, é necessário forçar, obrigar, pressionar ou constranger emocionalmente a vítima a fornecer favor sexual.

Pode também ser materializado por: contato físico ofensivo, como agarrar, beliscar ou tocar intencionalmente o corpo de outra pessoa; ou enviar mensagens/e-mails de caráter sexual com a finalidade de se aproveitar da vítima do assédio.

A UNITED CREATORS não tolera práticas de assédio sexual e encoraja que todas as situações sejam reportadas em nosso Canal de Denúncias, sempre descrevendo com detalhes as circunstâncias em que ocorreram, com todas as informações possíveis em relação ao contexto em que ocorreram e às pessoas envolvidas.

As denúncias recebidas serão apuradas de forma ética, isenta e independente. Quando confirmado o assédio, a UNITED CREATORS procederá com a aplicação das medidas cabíveis.

Todo o processo requer de todas e de todos maturidade e responsabilidade. Portanto, aqueles que denunciarem de má-fé ou com provas falsas podem sofrer penalidades nas esferas trabalhista, civil e/ou criminal.

Qualquer denúncia pode ser enviada para o Canal de Denúncias da UNITED CREATORS – SafeSpace – clicando neste link de acesso (para detalhes, consulte CUMPRIMENTO DO LIVRO – item 5-A).

Assédio moral discriminatório

Nas relações de trabalho, o assédio moral discriminatório caracteriza-se pela recusa da contratação ou pelo impedimento da evolução da funcionária ou do funcionário, por exemplo:

Em razão do gênero

Por LGBTQIA+fobia

Em razão da aparência e de símbolos
que o corpo expressa

Por capacitismo — Discriminação contra pessoas com deficiência e ou neuroatípicas

Por racismo

Por gordofobia — preconceito contra pessoas gordas

Por etarismo/ageísmo — desrespeito relacionado à idade

Por intolerância religiosa — Conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião

Por xenofobia — antipatia em relação aos estrangeiros; desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente

Por elitismo — Em razão da classe social

Em função de doenças

Em relação a maternidade e paternidade solo

Em relação às preferências e tradições culturais, artísticas e intelectuais

Decorrente de convicções políticas, filosóficas e ideológicas

Ou por qualquer outra situação que explicite discriminação, preconceito e intolerância.

c Racismos

A UNITED CREATORS não permite prática racista que dificulte o ingresso de qualquer grupo de pessoas, bem como qualquer medida que tenha por finalidade dificultar a ascensão profissional dos nossos colaboradores em razão de sua raça ou etnia.

O crime de racismo, previsto na Lei nº 7.716/1989, define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Implica em conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. A pena é de reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e/ou multa, dependendo do ato praticado.

Nas relações de trabalho, o racismo poderá se expressar em variados níveis e em diversas dimensões, implícitas e explícitas, podendo se manifestar em comportamentos, vocabulário e atitudes que impeçam e/ou dificultem o desenvolvimento da pessoa colaboradora em razão de sua raça e etnia.

Quando constatada a prática de racismo, a UNITED CREATORS providenciará a análise imediata do caso e aplicará as medidas previstas na Política de Medidas Disciplinares, o que poderá resultar na rescisão imediata do contrato de trabalho ou de prestação de serviços.

d Racismo Estrutural

Temos o compromisso de abordar este tema em nossa rotina para que os Stakeholders se eduquem sobre ele e se conscientizem de forma empática sobre expressões e comparações inadequadas.

Quando identificados os comportamentos configurados como racismo estrutural, a UNITED CREATORS convida a todas e todos para que o tema seja discutido de forma respeitosa e que se procedam com as devidas desculpas aos ofendidos.

O racismo estrutural é a expressão que estabelece que a prática de racismo está infiltrada nas instituições, públicas ou privadas, de tal forma que impede a inserção e o progresso da população negra no ambiente de trabalho, identificando que o racismo está enraizado na cultura da sociedade.

Ressalte-se que práticas discriminatórias em relação a outras etnias e a grupos também podem configurar tal institucionalização de preconceitos.

Ações que estereotipam, ridicularizam ou debochem de, por exemplo, indígenas, amarelos e marrons asiáticos também serão levadas em consideração para a avaliação dentro do quadro de racismo estrutural.

Quando constatada a prática de racismo estrutural, a UNITED CREATORS providenciará a análise imediata do caso e aplicará as medidas previstas na Política de Medidas Disciplinares, o que poderá resultar na rescisão imediata do contrato de trabalho ou de prestação de serviços.

e Injúria Racial

A UNITED CREATORS é totalmente contrária a qualquer tipo de conduta praticada por colaboradores que possa resultar em injúria racial. Todas as denúncias de injúria racial serão imediatamente analisadas para que sejam aplicadas as medidas legais.

Injuriar significa ofender a dignidade utilizando características de raça, cor, etnia, religião ou procedência, sendo considerada como discriminatória qualquer atitude ou tratamento que seja dispensado a uma pessoa ou a grupos minoritários e que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida. Tratamento esse que usualmente não se dispensaria a outros grupos nem por essas razões, nem por característica física, condição de pessoa idosa ou portadora de alguma deficiência.

Como regra, o crime de injúria está associado ao uso de palavras depreciativas com a intenção de ofender a honra do indivíduo vítima do ato.

O crime de injúria está previsto no Artigo 140 do Código Penal e na Lei nº 14.532/2023, com pena de reclusão e multa, podendo a penalidade ser acrescida se o crime for cometido mediante a concurso de duas ou mais pessoas.

f LGBTQIA+fobia

A UNITED CREATORS é completamente contrária a qualquer ato ou comportamento que vise diminuir, humilhar ou constranger os Stakeholders em razão de suas respectivas orientações sexuais ou identidade de gênero. Portanto, não são aceitos comportamentos lesbofóbicos, homofóbicos, bifóbicos, transfóbicos ou que invalidem qualquer outro indivíduo por sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26, que as condutas homofóbicas (termo utilizado pelo próprio Tribunal) e transfóbicas, reais ou supostas, que envolvam aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém, por traduzirem expressões de racismo, serão entendidas como crime nos termos da Lei de Racismo. A pena será de 1 (um) a 3 (três) anos de reclusão, mais multa; e pode subir para 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, se houver divulgação do ato criminoso em meios de comunicação, como, por exemplo, publicação em rede social.

Caso haja uma situação como essa, reporte ao nosso Canal de Denúncias. Encorajamos que qualquer situação relacionada à LGBTQIA+fobia seja reportada. Toda denúncia é acolhida e tratada de forma equânime. Lembre-se de que, para uma apuração transparente, é importante o detalhamento da circunstância, a identificação das pessoas envolvidas e o fornecimento de todas as informações possíveis.

g Machismo

Ainda que o machismo não esteja previsto como crime, a UNITED CREATORS não compactua com qualquer estereótipo de gênero e não baseia suas decisões e condutas em sexismo. Também incentiva que todos os Stakeholders se informem sobre o que são comportamentos machistas, para que não ocorram no ambiente de trabalho.

O machismo pressupõe que mulheres e pessoas que expressam feminilidade são por natureza seres inferiores aos homens. Também é possível dizer que é um conjunto de crenças, práticas sociais, condutas e atitudes que promovem a desvalidação da pessoa feminina, como pessoa, em diversos âmbitos.

O machismo também atua na criação de estereótipos coletivos associados à feminilidade, como: subserviência, fragilidade, incapacidade, etc. Caso haja qualquer situação como essas, reporte ao nosso Canal de Denúncias, detalhando as circunstâncias e as pessoas envolvidas para uma apuração transparente. Toda informação é recebida e tratada de forma equânime.

h Calúnia

A UNITED CREATORS entende que todas as condutas tidas como criminosas devem ser apuradas e analisadas previamente antes da aplicação de qualquer medida legal ou juízo de valor.

O crime de calúnia consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime e está previsto no Artigo 138 do Código Penal. Para que se configure o crime de calúnia, é preciso que seja narrado publicamente um fato criminoso. A pena para quem comete tal crime é de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Dessa forma, a UNITED CREATORS incentiva que todos os Stakeholders analisem se de fato estão diante dos crimes indicados acima, especialmente para evitar qualquer possibilidade de acusação de calúnia.

Caso algum crime de calúnia ocorra, reporte ao nosso Canal de Denúncias com todas as informações do ocorrido e das pessoas envolvidas. Tudo é apurado de forma transparente e tratado de forma equânime.

i Recomendações

A UNITED CREATORS incentiva que seus colaboradores se eduquem sobre qualquer questão que envolva racismo, injúria racial, LGBTQIA+fobia, machismo e qualquer outro tipo de discriminação.

A conscientização de todas e de todos sobre os referidos temas é essencial para a criação do ambiente justo, inclusivo e equalitário que buscamos no ambiente de trabalho.

Destaque-se que os comportamentos considerados crimes serão tratados como tais pela UNITED CREATORS.

A UNITED CREATORS entende que o processo de letramento é uma constante em que todos, em conjunto, estão aprendendo, o que inclui compreender a forma mais adequada de tratamento no cotidiano da pessoa colaboradora.

Em caso de interpretações equivocadas ou de mal-entendidos, a UNITED CREATORS reforça que os colaboradores envolvidos na situação exerçam a ação da escuta e empatia para que o fato seja esclarecido.

Em razão de todo o exposto, a UNITED CREATORS recomenda que todas e todos façam uma breve leitura sobre o assunto como forma de contribuir para uma nova visão etimológica das palavras usadas em nossa rotina de trabalho.

A discriminação não ocorre necessariamente como resultado de uma decisão consciente. Há maneiras explícitas e implícitas de discriminar pessoas.

Pode surgir com suposições gerais sobre as capacidades, características e interesses de um determinado grupo. Por isso, precisamos tomar cuidado para evitar todas as formas de discriminação. Devemos estar atentos aos comportamentos que podem resultar em discriminação, exclusão, desmotivação e alerta.

Estereótipos têm o potencial de levar à discriminação e, portanto, devem ser cuidadosamente examinados. Linguagem estereotipada, com uso de terminologias potencialmente ofensivas, deve ser evitada.

O Canal de Denúncias é importante para que, se for necessário, elas sejam apuradas. Por isso, a UNITED CREATORS reforça e encoraja o uso desse canal para qualquer situação de assédio ou discriminação. Tudo é analisado de forma equânime e transparente.

a Drogas e bebidas alcoólicas

Estar sob a influência de álcool ou drogas ilícitas, exceto aquelas com prescrição médica, no ambiente de trabalho pode levar a situações que põem em risco a própria vida ou a dos demais.

Os colaboradores estão proibidos de trabalhar enquanto estiverem sob a influência de qualquer dessas substâncias.

É vedado o uso, a venda ou a distribuição de drogas ilegais enquanto estiver em dependências da UNITED CREATORS, seja nos locais de trabalho, seja em eventos patrocinados pela empresa, seja em clientes ou em outros negócios relacionados à UNITED CREATORS.

O consumo de bebidas alcoólicas em eventos ou durante refeições patrocinadas pela UNITED CREATORS pode ocorrer se a compra das bebidas for aprovada pela Diretoria, se o(a) colaborador(a) for maior de idade e apenas se esse consumo não colocar em risco nem a sua integridade física, nem a das outras pessoas, bem como se não for impedir a habilidade de realizar seu trabalho. No mais, que se aprecie com moderação.

b Redes sociais e comunicação externa

O uso de redes sociais, tais como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e outras, pode ser feito durante o horário de trabalho, desde que para atender às suas necessidades funcionais.

Os colaboradores devem adotar um posicionamento ético nas redes sociais, pois todas e todos são responsáveis pelos conteúdos gerados e publicados.

Ainda que as redes sociais estejam no âmbito privado dos colaboradores, a UNITED CREATORS não endossa nenhuma publicação com conteúdo discriminatório, preconceituoso ou que incite à violência.

Quando ocorrer, a UNITED CREATORS tomará as medidas necessárias para que não seja associada às publicações e serão aplicadas as medidas cabíveis, dependendo do nível de gravidade da ação cometida.

Em complemento, não é permitida a transmissão de mensagens que sejam consideradas como informações confidenciais ou que possam ser interpretadas como insulto, ofensa ou, ainda, depreciação a indivíduos, à empresa ou a Stakeholders. Além disso, em quaisquer outros casos, devem ser respeitados os regulamentos de privacidade de dados ao compartilhar fotos de pessoas ou grupos.

As manifestações nas redes sociais em nome da UNITED CREATORS dependerão de prévia aprovação da diretoria e deverão ser inspiradas nos princípios e valores promovidos por este livro “Como os Planetas se Alinham”.

Os colaboradores deverão se abster de divulgar em plataformas sociais, tais como LinkedIn, Instagram, Facebook, TikTok e outras, quaisquer projetos, obras e campanhas publicitárias (com textos, vídeos, imagens e outros) sem a devida autorização da UNITED CREATORS, especialmente no caso de campanhas publicitárias que ainda estejam sob sigilo e que sequer tenham sido veiculadas em TV, rádio, jornais, mídias sociais e outros meios. Vale ressaltar que a divulgação é permitida no caso de já terem sido veiculadas ou previamente autorizadas pelos sócios.

c Etiqueta digital

A UNITED CREATORS observa os parâmetros de etiqueta digital que consistem no respeito à autonomia dos colaboradores para realizar escolhas quanto à sua intimidade, privacidade, segurança pessoal e familiar, bem como os relacionados à obtenção, armazenamento e compartilhamento de dados dos Stakeholders.

Também respeita a etiqueta digital como medida de desconexão, buscando um equilíbrio no acesso aos colegas de trabalho em períodos de descanso.

Além disso, a UNITED CREATORS institui e reforça aos colaboradores medidas que evitem todos os tipos de intimidação sistemática (bullying) no ambiente de trabalho, seja ela verbal, seja moral, sexual, social, psicológica, física, material ou virtual, que possa ser caracterizada por insultos pessoais, comentários e apelidos pejorativos.

Não são permitidas também expressões preconceituosas, chacotas e memes com o intuito de intimidação e conteúdo listado acima.

d Conflito de interesses

A UNITED CREATORS valoriza a posição de confiança de cada um e, portanto, adota políticas de transparência e ética em suas relações a fim de evitar conflito de interesses.

É considerado conflito de interesses qualquer situação em que uma pessoa, física ou jurídica, que, mantendo qualquer tipo de relação de negócio com empresa(s) integrante(s) da UNITED CREATORS, esteja envolvida em processo decisório no qual tenha poder de influência e/ou direcionamento no resultado dessa decisão, podendo assegurar ganho e/ou benefício para si ou para outrem com quem tenha qualquer tipo de envolvimento, ou, ainda, esteja em situação que possa interferir na sua capacidade de isenção de julgamento.

e Relacionamentos externos

Anunciantes, veículos e outros que se relacionem com a UNITED CREATORS devem ser tratados de forma idônea, com imparcialidade e objetividade, ou seja, sem favoritismo.

As decisões devem ser tomadas com base em fatos, evitando-se a influência de preconceitos, crenças, opiniões subjetivas e sentimentos.

A UNITED CREATORS solicita que todos e todas atendam os clientes e fornecedores de forma respeitosa, ética e profissional. E que não façam comentários ofensivos ou debochados sobre os clientes ou fornecedores, dentro ou
fora da empresa. A discrição é importante para a construção de uma relação de confiança e respeito.

A UNITED CREATORS também não tolera que algum de seus Stakeholders falte com respeito com qualquer um de
seus colaboradores.

Caso ocorra alguma situação de desrespeito ou assédio, pede-se que seja reportada imediatamente ao Canal de Denúncias, ao Departamento de Administração de Pessoal ou ao Gestor.

f Contratação de parentes

A contratação de parentes na empresa é prática comum e aceitável, mas deverá haver transparência, informando-se essa situação ao Gestor e ao Departamento de Administração de Pessoal para que seja avaliada. Não serão permitidas situações em que haja relação de subordinação direta.

Candidato(a) que possuir relação de parentesco com o Stakeholder não será privilegiado(a) no processo seletivo em detrimento de outros candidatos. Sendo assim, as regras e os critérios de seleção aplicados serão os mesmos.

g Relacionamentos afetivos

É permitido o relacionamento afetivo desde que isso não influencie no desenvolvimento e na postura de trabalho.

Não são permitidas situações em que haja relação de subordinação direta. Quando ambos estiverem atuando na mesma área, deverá haver transparência, informando-se essa situação ao Gestor e ao Departamento de Administração de Pessoal para que seja avaliada.

A UNITED CREATORS incentiva e fomenta que os colaboradores tratem uns aos outros de modo gentil, inclusive ao cobrar qualquer tarefa.

É natural, portanto, que a interação diária no ambiente de trabalho possa despertar afinidades. E a transparência pode evitar inconvenientes.

a Governança Corporativa

A Governança Corporativa define os parâmetros específicos que ajudam a todos nós na condução dos nossos relacionamentos internos e externos, especialmente em situações difíceis e delicadas.

A UNITED CREATORS pauta suas decisões comerciais com base nos princípios de Governança Corporativa que foram materializados no presente livro “Como os Planetas se Alinham”.

b Proteção dos ativos

A UNITED CREATORS observa a Lei nº 9.613/1998, alterada pela Lei nº 12.683/2012, sobre “lavagem de dinheiro”, e se posiciona contra qualquer tipo de ocultação de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal.

Recursos corporativos são todos os bens da empresa, sejam eles tangíveis (mobiliário, equipamentos, veículos, dinheiro e outros); sejam eles intangíveis (informações, marcas, invenções, pesquisas, métodos, direitos autorais, e-mails corporativos e serviços de acesso à internet, entre outros).

São considerados também recursos pertencentes à empresa: materiais de escritório, máquinas copiadoras, telefones, contas de e-mail, uso da internet, entre outros.

A comunicação institucional feita em nome da empresa, por e-mail e outros meios, poderá ser objeto de monitoramento e investigação pela UNITED CREATORS; deve-se utilizar a marca corporativa e outras marcas e logotipos que a empresa detenha, com responsabilidade e bom senso.

O mesmo cuidado vale também para direitos autorais e marcas de outras organizações.

Cada colaborador é responsável pelos bens tangíveis e intangíveis da empresa.

Assim, é obrigação de todos proteger, gerenciar e cuidar adequadamente de todos os bens da empresa, devendo-se evitar, para atividades que sejam alheias aos interesses da UNITED CREATORS, a utilização de bens como instalações, veículos, equipamentos, valores, tecnologias, conceitos, estratégias de negócios, planos e informações sobre as atividades internas, assim como as horas de trabalho.

c Livros e registros contábeis e financeiros

Todos, e até mesmo aqueles que não trabalham diretamente na área, devem observar estes procedimentos:

  • A legislação brasileira anticorrupção está baseada em diversos dispositivos legais que estabelecem, dentre outras coisas, que os livros e registros contábeis e financeiros devem ser escriturados de modo completo e verdadeiro, conforme prevê o Decreto-Lei nº 1.598/1977.

  • Incompletudes e informações falsas podem acarretar penalidades para a empresa e, em alguns casos, para os próprios colaboradores que assim decidiram fazer de modo deliberado.

  • A UNITED CREATORS determina que os colaboradores de suas empresas, ao gerarem documentos que serão contabilizados e implicarão nos resultados da organização, ao fazê-lo, observem a veracidade dos documentos e sua completude.

  • As demonstrações financeiras das empresas integrantes da UNITED CREATORS são examinadas anualmente por auditores independentes, com o intuito de aprimoramento contínuo em seus processos e aplicação de boas práticas contábeis.

d Proteção de dados e informação

Todos os colaboradores das empresas que compõem a UNITED CREATORS, em maior ou menor grau, têm conhecimento de informações confidenciais e segredos comerciais, tais como dados de clientes, por meio dos sistemas da empresa, formação de preços e condições de vendas, desenvolvimento de serviços, planos estratégicos ou de marketing e informações sobre outras empresas, dentre outros.

Uma informação somente passa a ser considerada pública quando é comunicada oficialmente à imprensa ou, então, é divulgada diretamente pela UNITED CREATORS a anunciantes, veículos, clientes e fornecedores.

Em caso de dúvida, nenhuma informação deverá ser divulgada até certificar-se de que não há problema em fazê-lo. Para isso, consulte seu Gestor ou entre em contato com o Departamento de Administração de Pessoal.

Outras regras essenciais: 

Os colaboradores não devem fornecer suas senhas – de telefone, de acesso à rede e de acesso a sistemas, por exemplo – a ninguém, a não ser com autorização expressa do seu Gestor.

Ao imprimir ou copiar um documento, os colaboradores deverão retirá-lo imediatamente da máquina copiadora ou impressora, evitando-se, assim, o manuseio desse material por pessoas não autorizadas.

Os colaboradores não devem comentar informações confidenciais e segredos comerciais com familiares e com pessoas do seu círculo social, principalmente com pessoas do mesmo mercado.

Dentro das empresas integrantes da UNITED CREATORS, os colaboradores só podem compartilhar essas informações e segredos comerciais com outros colaboradores que deles precisarem para desempenhar suas funções no trabalho.

É obrigação de cada colaborador ser cauteloso ao fazer comentários sobre os negócios da(s) empresa(s) em locais públicos, tais como táxis, transportes solicitados por aplicativos, elevadores, restaurantes, shopping centers, eventos sociais e outros.

Nenhum colaborador pode acessar o sistema de gestão de clientes ou qualquer outro sistema da empresa para consultar ou alterar dados em benefício próprio, como também não pode acessar sistemas que não façam parte de sua função, sem a devida autorização de seu Gestor.

Caso os colaboradores não observem a presente obrigatoriedade e permitam o vazamento dos dados, seja por culpa, seja por dolo, a UNITED CREATORS adotará as providências e medidas judiciais cabíveis, cíveis ou criminais, para a cessação da conduta lesiva e proteção dos direitos seus, de seus clientes e dos titulares desses dados.

A UNITED CREATORS está empenhada em proteger a segurança e a privacidade de seus Stakeholders. Nesse contexto, e com a finalidade de afirmar o seu compromisso e respeito para com as regras de privacidade e de proteção de dados pessoais recolhidos, no estrito respeito e cumprimento da legislação aplicável nesse âmbito, as empresas integrantes da UNITED CREATORS regem-se pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018), sendo seu DPO (Data Protection Officer) o sr. Fabiano Golfre de Oliveira.

Para entrar em contato com o DPO, envie e-mail para: dpo@unitedcreators.com.br

A LGPD prevê as diretrizes obrigatórias para coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Os principais objetivos da LGPD são os seguintes:

  • Garantir o respeito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários.

  • Garantir a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem dos titulares dos dados pessoais.

  • Garantir a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião do titular dos dados pessoais.

  • Apresentar regras sobre o tratamento de dados pessoais.

  • Promover a concorrência e a livre atividade econômica.

Portanto, todos os colaboradores devem tomar todas as medidas necessárias para preservar a privacidade dos dados sob sua responsabilidade.

a Relacionamentos com empresas públicas e órgãos governamentais (anticorrupção)

A UNITED CREATORS é totalmente contrária a qualquer tipo de corrupção e recomenda uma abordagem de tolerância zero com relação a quaisquer atos de corrupção previstos na Lei nº 12.846/2013.

Os colaboradores estão proibidos de oferecer ou pagar comissões, benefícios ou doações, diretamente ou por meio de intermediários, a autoridades e representantes governamentais ou a terceiros, com o objetivo de influenciar decisões governamentais, obter vantagens ou agilização no trâmite e na aprovação de processos.

Não é admissível pagar propina a funcionários públicos visando contornar irregularidades que, inadvertidamente, possam ter sido cometidas.

Também são proibidos pagamentos com a intenção de induzir um funcionário público ao não cumprimento de suas obrigações ou a realizá-las incorretamente.

Quaisquer contatos de empresas da UNITED CREATORS junto a governos e empresas públicas devem ser realizados com o consentimento dos sócios.

Os colaboradores que tiverem pleitos ou assuntos de trabalho a tratar com qualquer um desses órgãos devem entrar em contato com os sócios antes de tomar qualquer iniciativa.

Colaboradores de qualquer departamento que porventura forem contratados por esses órgãos também devem comunicar o fato aos seus gestores.

b Antitruste (práticas anticoncorrência)

As empresas que integram a UNITED CREATORS respeitam as leis de mercado e da livre concorrência, procedendo de forma a obter o respeito e a consideração tanto de seus concorrentes como de governos.

A Lei n° 12.529/2011, que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) e dispõe, entre outros assuntos, sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica, tem efeito antitruste, além de regular, entre outras coisas, relações entre concorrentes, políticas de preços, restrições de vendas, abatimentos e descontos para os clientes.

A UNITED CREATORS observa a Lei n° 8.666/1993, de normas gerais sobre licitações e contratos administrativos dos poderes da União/estados/DF e municípios.

Os colaboradores não devem fazer comentários a terceiros sobre produtos e serviços de concorrentes, diretos e indiretos, que não estejam baseados em fatos, ou que tenham por objetivo ofender a imagem do concorrente.

Nenhum colaborador pode ter relação de negócios ou trocar informações com concorrentes diretos ou indiretos de empresas que façam parte da UNITED CREATORS, como, por exemplo, na definição de preços de produtos e serviços em qualquer negociação que envolva clientes, fornecedores ou terceiros, bem como nas estratégias de marketing. Poderá haver exceção somente em situações especiais, quando houver recomendação e autorização da diretoria.

c Atividades e contribuições políticas

As empresas que integram a UNITED CREATORS são politicamente neutras e respeitam o direito de seus Stakeholders de participarem do processo político, independentemente do partido de sua escolha.

No entanto, assim como determina a legislação, nenhuma das empresas que integram a UNITED CREATORS faz contribuições políticas, nem diretamente, nem indiretamente.

E os colaboradores não podem utilizar nem horário de trabalho, nem recursos e bens das empresas, assim como a nossa marca comercial, para campanhas políticas ou de auxílio a qualquer candidato, devendo se abster de qualquer atividade partidária em instalações da UNITED CREATORS.

As diferenças de opiniões político-partidárias devem ser respeitadas e ninguém deve fazer uso delas para influenciar o desenvolvimento da carreira de qualquer colaborador.

É proibido efetuar ou oferecer, em nome da UNITED CREATORS, qualquer contribuição a movimentos políticos ou partidários, a comitês políticos, a candidatos ou a ocupantes de cargos públicos eletivos.

A contribuição pessoal por parte dos colaboradores é livre, desde que não seja feita, nem pareça ser feita, com os recursos ou bens de qualquer das empresas que constituem a UNITED CREATORS.

d Informações privilegiadas

Os colaboradores, conforme suas funções e áreas em que atuam, podem vir a ter acesso a informações privilegiadas e estratégicas que, caso sejam compartilhadas com terceiros, podem acarretar prejuízos à UNITED CREATORS.

É proibido aos colaboradores comprar, vender ou recomendar a compra e venda de ações e títulos públicos que a
UNITED CREATORS tenha ou futuramente venha a ter, e isso inclui ações e títulos de qualquer fornecedor ou cliente, ou, ainda, de qualquer um de seus parceiros de negócios, quando estiverem de posse de informações ainda não disponíveis ao público, independentemente de terem sido obtidas interna ou externamente. Tal ato é conhecido como Insider Trading e é uma prática criminosa prevista na Lei n° 6.385/1976.

Cabe aos colaboradores não divulgar nenhuma informação que possa influenciar nas decisões de investimento de terceiros.

São exemplos dessas informações que devem ser protegidas por todos: resultados operacionais ou financeiros das empresas integrantes da UNITED CREATORS; aquisições em estudo ou venda de um negócio substancial ou outras transações comerciais significativas, desenvolvimento de um novo serviço ainda sendo mantido em segredo; mudanças significativas na empresa; abertura de novos negócios.

e Presentes, gratificações e entretenimentos

É vedado aos colaboradores oferecer vantagens, gratificações financeiras e favores a organizações que se relacionem com a UNITED CREATORS, bem como é proibido aos colaboradores aceitar qualquer tipo de vantagem, gratificações financeiras e favores, salvo no caso de cortesias eticamente aceitas pelas práticas comerciais e que não ultrapassem valor equivalente a US$ 50,00 (cinquenta dólares).

Da mesma forma, convites feitos por anunciantes, veículos, clientes, fornecedores e autoridades governamentais, ou promovidos para eles, e que tenham fins estritamente profissionais, poderão ser aceitos, desde que devidamente autorizados pelo Departamento de Administração de Pessoal ou pelo sócio Ronaldo Severino.

Também não devem ser efetuados quaisquer tipos de pagamentos ou ações a terceiros com os quais as empresas que integram a UNITED CREATORS estejam buscando estabelecer uma relação de negócios, caso tenham por objetivo obter indevidamente alguma preferência. Presentes, cortesias e entretenimentos para clientes e terceiros devem estar dentro das políticas adotadas pela empresa.

Os colaboradores devem ser especialmente cuidadosos ao aceitar ou prestar pequenos favores que possam conduzir a outros maiores.

Nas relações, tanto internas quanto externas, especialmente com anunciantes, veículos, gestores, clientes, fornecedores, autoridades governamentais e concorrentes, nenhum colaborador da UNITED CREATORS deve utilizar sua posição em qualquer das empresas a fim de obter vantagem pessoal ou para terceiros, em detrimento de nossos interesses empresariais.

A relação entre os colaboradores, especialmente entre líderes e liderados, não deve envolver trocas de favores que sejam considerados ou que possam ser vistos como obrigação ou compromisso pessoal.

f Investimentos pessoais, posições e atividades paralelas

Os colaboradores devem realizar seus serviços e cumprir suas tarefas de forma efetiva e responsável, de modo que nenhuma atividade paralela ou de empresa de sua titularidade prejudique sua relação de trabalho ou prestação de serviços com a UNITED CREATORS.

É proibido aos colaboradores prestar serviços para empresas concorrentes da UNITED CREATORS, bem como utilizar as dependências das empresas que a integram, ou seu horário de trabalho ou de prestação de serviços, para a execução de quaisquer atividades paralelas.

Colaboradores que pretenderem assumir posição de diretoria ou de liderança em outras empresas, associações ou entidades de classe deverão comunicar, por escrito, ao seu Gestor para obter aprovação.

A UNITED CREATORS não se opõe à participação de seus colaboradores em organizações filantrópicas, cívicas, religiosas, políticas ou sociais, desde que mantenham uma postura institucional neutra sobre tais questões.

No entanto, cabe ressalvar que tais iniciativas não devem apresentar conflitos com as responsabilidades assumidas junto à UNITED CREATORS e nem interferir no bom desempenho de suas funções.

Não é admissível que os colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, prestem serviços ou realizem investimentos financeiros em empresas que sejam concorrentes de qualquer uma das empresas integrantes da UNITED CREATORS nos setores em que atuam.

g Responsabilidade social e atividade pro bono

A UNITED CREATORS incentiva práticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Entretanto, a realização de projetos pro bono em nome de nossas empresas demanda autorização prévia e expressa dos sócios e, quando autorizada, deve seguir orientações prévias.

O trabalho pro bono não deve ser oferecido ou aceito, nem prometido ou concedido, com a finalidade de se obter vantagens inadequadas ou influenciar a ação de qualquer pessoa, seja agente público, seja fornecedor, terceiro, dentre outros, independentemente da idoneidade da organização a ser favorecida.

a Cumprimento do Livro

Todos e todas têm a responsabilidade de reportar aos seus Gestores ou ao Departamento de Administração de Pessoal qualquer conduta ilegal, duvidosa e não ética da qual tenha conhecimento. A UNITED CREATORS não admite omissão de informações sobre situações que desrespeitem este livro. Além disso, prestar informações de caráter falso é inadmissível.

É esperado que todos os Stakeholders atuem de forma íntegra e ética. Eventuais situações que, embora não transgridam diretamente o Código de Conduta da UNITED CREATORS, possam configurar aparência de comportamento inadequado, devem ser relatadas ao Gestor ou ao Departamento de Administração de Pessoal para obtenção de orientação.

O relato de situações previstas neste livro “Como os Planetas se Alinham” tem caráter confidencial. A UNITED CREATORS poderá, quando julgar necessário, emitir instruções, políticas ou normas complementares sobre assuntos não abordados neste documento ou com a finalidade de ampliar a compreensão do seu conteúdo.

A ocorrência e a ciência de qualquer fato que seja contrário às disposições deste Código de Conduta deverão ser informadas ao Canal de Denúncias, ainda que não haja provas e seja necessário realizar uma investigação.

Nenhum contato feito ao Canal de Denúncias será objeto de retaliação ou punição.

Anualmente, todos os colaboradores das empresas que integram a UNITED CREATORS receberão o formulário Termo de Compromisso, que deverá ser preenchido, assinado e entregue ao Gestor, que, por sua vez, o encaminhará ao Departamento de Administração de Pessoal.

b Canal de Denúncia

Qualquer suspeita de violação ou de efetiva violação dos termos deste livro “Como os Planetas se Alinham” deve ser comunicada ao Canal de Denúncias – SafeSpace –, que pode ser acessado clicando-se neste link.

O Stakeholder que comunicar alguma denúncia não sofrerá nenhuma retaliação por parte da UNITED CREATORS, que providenciará amparo ao denunciante.

A UNITED CREATORS se compromete a investigar toda denúncia recebida e verificar a veracidade das informações fornecidas, de acordo com a legislação vigente e a Política de Medidas Disciplinares, e a proceder com a aplicação das medidas cabíveis, se for necessário.

O canal SafeSpace é um instrumento autônomo, e a UNITED CREATORS irá receber qualquer denúncia de modo sigiloso e confidencial.

Qualquer denúncia registrada no Canal de Denúncias será mantida em sigilo, o qual também se estenderá tanto ao processo de apuração como aos resultados obtidos, bem como às identidades do(a) denunciante, da vítima e do(a) assediador(a) ou transgressor(a) de qualquer das condutas regulamentadas por este livro “Como os Planetas se Alinham”, sempre observando os limites legais aplicáveis.

Uma vez realizada a denúncia, haverá necessidade de apuração para que se confirme ou não a sua veracidade.

Qualquer denúncia pode ser feita pela própria vítima ou por um terceiro que se sinta confiante em relatar o caso, devendo-se observar que ambos precisam apresentar as provas mínimas solicitadas pela UNITED CREATORS, conforme abaixo.

Toda denúncia que for encaminhada deve conter as informações mínimas necessárias e também todas as provas que o denunciante possuir, de modo que seja possível à UNITED CREATORS iniciar a apuração do que for relatado.

Entende-se como informações necessárias: nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s); data(s), horário(s) e local(is) do(s) fato(s) ocorrido(s); nome(s) da(s) eventual(is) testemunha(s); contexto e circunstâncias que envolveram o(s) fato(s); quaisquer outras informações pertinentes ou relevantes.

A título de exemplo, são admitidos como provas: bilhetes, e-mails, cartas, mensagens em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram e similares), além de fotos, áudios, documentos, ligações telefônicas e registros de chamadas, dentre outros.

Se um relato não puder ter encaminhamento ou prosseguimento por falta de informações na denúncia, o Comitê de Ética e Compliance da UNITED CREATORS não terá outra opção a não ser encerrar o procedimento de apuração.

Caso o(a) denunciante constate que, após comunicar sua denúncia, havia provas que não foram encaminhadas, a UNITED CREATORS recomenda que tais provas sejam imediatamente enviadas ao Canal de Denúncias, mesmo que se trate de provas novas das quais o(a) denunciante não tinha ciência no ato da denúncia.

c Medidas disciplinares

O desrespeito às condutas regulamentadas neste livro “Como os Planetas se Alinham” sujeitará o(a) transgressor(a) a ações disciplinares, tais como advertência verbal e/ou escrita, suspensão do contrato de trabalho ou de prestação de serviços ou demissão por justa causa, além de responder a processo penal.

Tais ações dependerão das circunstâncias do fato e serão aplicadas pelo Departamento de Administração de Pessoal.

Serão tomadas ações disciplinares contra:

  • Qualquer colaborador que autorize, dirija ou participe de violações a condutas listadas neste livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Qualquer colaborador que deliberadamente deixe de notificar violações ao livro ou omita informações relevantes sobre uma violação;

  • Qualquer colaborador que promova retaliações, direta ou indiretamente, ou encoraje outros a fazê-lo contra qualquer outro Stakeholder que tenha notificado uma possível violação ao Código;

  • Qualquer colaborador que, em determinadas circunstâncias, tenha conhecimento de uma violação feita e não tome as devidas providências para relatar a ocorrência.

d Proteção ao denunciante de boa-fé

O Stakeholder denunciante de boa-fé será protegido de qualquer retaliação. Assim, fica proibido qualquer ato de represália, assédio, intimidação, ameaça, coerção ou discriminação contra o integrante ou terceiro devido a uma denúncia ou investigação de uma denúncia feita de boa-fé.

Quem testemunhar ou sofrer retaliação será incentivado a denunciar essa conduta.

e Responsabilidades

1. São responsabilidades de todos os Stakeholders:

  • Zelar para que não haja nenhuma dúvida quanto à sua conduta;

  • Preencher, assinar e entregar ao Gestor o Termo de Compromisso sempre que for solicitado;

  • Ler, entender e cumprir as normas abordadas neste livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Procurar o Departamento de Administração de Pessoal para esclarecer dúvidas ou discutir eventuais situações ou dilemas éticos;

  • Comunicar ao Gestor, aos Sócios ou ao Departamento de Administração de Pessoal situações que representem dilema ético ou conflito de interesses dos quais tenham conhecimento, bem como fatos, ocorrências ou violações a este livro “Como os Planetas se Alinham”.

2. São responsabilidades dos Gestores:

  • Ser exemplo de conduta ética para todos os Stakeholders;

  • Divulgar o livro “Como os Planetas se Alinham” e garantir sua leitura e compreensão por todos os membros de sua equipe;

  • Estimular que os Stakeholders respeitem as especificações do livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Orientar os membros de sua equipe para que enviem o Termo de Consentimento, devidamente preenchido e assinado, ao Departamento de Administração de Pessoal;

  • Orientar os Stakeholders sobre ações ou situações que representem eventuais dúvidas ou dilemas éticos;

  • Comunicar ao Departamento de Administração de Pessoal e à Diretoria eventuais casos de infrações ao livro “Como os Planetas se Alinham”.

3. São responsabilidades do Departamento de Administração de Pessoal:

  • Garantir caráter confidencial, atenção e tratativa das informações recebidas;

  • Educar e divulgar informações e materiais sobre o tema, por meio de departamentos de comunicação interna e de educação e desenvolvimento;

  • Elaborar, revisar, divulgar e promover a compreensão do livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Apresentar e esclarecer o livro “Como os Planetas se Alinham” para todos os novos ingressantes;

  • Garantir a entrega do Termo de Consentimento devidamente preenchido por todos os colaboradores;

  • Assessorar lideranças e colaboradores no esclarecimento de dúvidas.

4. São responsabilidade dos sócios:

  • Aprovar a elaboração, revisão e divulgação do livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Promover a compreensão do livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Promover o cumprimento rigoroso do livro “Como os Planetas se Alinham”;

  • Garantir o respeito às regras e aos Stakeholders na tratativa dos casos apontados.

6 Participe do código

a Estamos sempre em construção

Este é um documento construído a várias mãos. Conheça um pouco de cada Creator que participou dessa construção e faça parte dos grupos de discussão para fazer da UNITED CREATORS um lugar cada vez mais alinhado com as pessoas.

Escreva para
compliance@unitedcreators.com.br

O Código de Conduta é a oportunidade que a gente tem de criar um ambiente de respeito, plural, inclusivo e focado nas pessoas.”

Zico Farina

Diretor de Criação | SUNO Santander

A transformação que a gente quer pro mundo não está no futuro, mas no aqui e no agora. Evoluir é um constante estado de transitoriedade. Vejo nosso Código de Conduta assim: um olhar naquilo que podemos ser, sabendo que há espaço para sermos melhores a cada dia no individual e, consequentemente, no coletivo.”

Paula Medeiros

Diretora de Planejamento | SUNO Performance

O ‘Como os Planetas se Alinham’ é um trabalho feito, refeito, lido e relido muitas vezes, por muitas pessoas, com muito cuidado, carinho e um toque de esperança: a esperança de construirmos juntos uma empresa que reflete tudo o que acreditamos; de termos nossas vozes ouvidas; de protegermos os nossos; e de usarmos como guia um documento orgânico e mutável que rege o que, para nós, pode até ser natural, mas certamente precisa ser documentado para garantir o respeito aos nossos valores mais básicos. Ver esse texto ser finalmente lançado deixa uma só sensação: a de que é um momento muito especial pra se estar na SUNO.”

Gisele Bambace

Diretora de Estratégia | SUNO iFood

Assim como os planetas, que mesmo em órbita do Sol ainda mantêm sua identidade – suas formas, cores e temperaturas diversas –, o nosso cuidado ao escrever esse Código foi de respeitar a pluralidade e a diversidade dos Creators. Com o compromisso de sermos não só inclusivos, mas também de resguardar e proteger a todes nós, SUNO e Creators. Espero que você se encontre neste Código e que, você e o Código, nos ajudem a fazer da UNITED CREATORS um local de respeito, inclusão, harmonia e criatividade para todes.”

Brunno Fróes

Diretor de Mídia | Suno iFood

Acredito que este seja um combinado importante e urgente para todos termos uma base comum sobre o que não deve, em hipótese alguma, ser perpetuado. O ponto é que isso não vai deixar de ser um documento, estático e, inevitavelmente, atrasado em relação ao tempo em que vivemos. Para alcançarmos o ambiente de saúde, segurança e liberdade criativa em que todos queremos estar, é importante que cada um de nós seja absolutamente responsável pela descoberta e pelo exercício do respeito com nós mesmos e com os outros. Que este documento seja um bom começo. ??”

Giulia Queiroz

Diretora de Planejamento | SUNO Santander

Recentemente, eu, juntamente com várias pessoas, pudemos trabalhar para construir um Código de Conduta. Todos sem experiência alguma em como fazer, porém, animados em fazer algo único, completo e inclusivo acima de tudo. Mesmo eu, com pouco a acrescentar, fui atentamente escutado e isso foi incrível!”

Roni Rodrigues

Auxiliar Contábil | Administrativo Financeiro

Que este seja apenas o início do alinhamento de todos os planetas da UNITED CREATORS, para que em breve haja equidade e representatividade para todos.”

Monique Oliveira

Coordenadora de Planejamento | SUNO Performance

Não somos todos iguais. Cada um carrega as suas subjetividades, seus jeitos, suas narrativas. E isso foi essencial pra construir o nosso alinhamento de planetas. Sempre pensando que cada Creator tem um tipo de necessidade, um jeito de operar e que ali, dentro daquele ecossistema de regras, ele precisava (e precisa) se sentir representado. E o mais legal de tudo: colaborando sempre, já que o Código é vivo. Foi massa demais!”

Arthur Zambone

Redator | SUNO iFood

7 Baixar PDF

a Download

Faça o download da versão mais recente do Código: PDF do Código de Conduta UNITED CREATORS